Legumes e verduras
No que diz respeito aos legumes, os mais utilizados são: alho, cebola, batata, tomate, cenoura, pepino, leguminosas, pimentos.
Fruta
As frutas também são muito utilizadas na Gastronomia Mediterrânica: cítrinos, melões, pêssegos, damascos e os figos tanto secos quanto naturais.
Carne
Cordeiro, porco, lebre, coelho e a perdiz são os tipos de carne mais utilizadas.
Peixe
Peixe rico em Ômega-3, como atum, sardinhas e arenques.
Azeite
Muito rico em ácido graxo monoinsaturado, que aumenta o colesterol "saudável", o azeite de oliva é muito utilizado nos pratos mediterrânicos.
Vinho
Um dos melhores acompanhamentos dos pratos da Gastronomia Mediterrânica. Além disso, é composto por uma grande quantidade de flavonoides (antioxidantes), responsáveis pela diminuição do risco de doenças cardíacas.
Ervas aromáticas
Dão cores e sabores a esta culinária, e são indispensáveis na cozinha Mediterrânica.
Trigo
Provavelmente, o alimento mais consumido nesta culinária. Consumido em várias formas como o pão ou a massa esparguete, o trigo é mesmo considerado a base da alimentação gastronómica.
Outra característica que confere um toque único à alimentação típica do Mediterrâneo é a sua sazonalidade. Cada estação do ano tem os seus próprios alimentos, o que permite elaborar pratos muito variados durante todo o ano, e fazer uma alimentação muito diversificada.