Conheça algumas das características nutricionais do marisco:
São um alimento rico em proteínas e em aminoácidos. O marisco contém todos os aminoácidos existentes, sendo estes essenciais à vida humana e facilmente utilizados pelo nosso organismo, mais do que as proteínas da carne.
A gordura existente no marisco é escassa (a quantidade pode variar entre 1% e 5%). Cada 100 gramas de marisco equivalem a 100 a 200 calorias. Muitas vezes, o que torna o marisco um alimento gordo é a maneira como confecionamos o marisco, com molhos, maionese, manteiga). Se o modo de preparação for na base de grelhados, assados ou cozidos sem qualquer gordura adicionada, o seu valor calórico é muito mais reduzido. Portanto, além de poder degustar o marisco no seu sabor natural, não tem de se preocupar com as calorias a mais, por exemplo, o camarão contém apenas 80 calorias, ao passo que o caranguejo tem 60 calorias e a lagosta, por sua vez, tem 80 calorias tal como o camarão.
Falemos agora de vitaminas. O marisco é rico em vitamina B, a niacina e em tiamina. Estes tipos de vitaminas são necessárias para a produção da hemoglobina nos glóbulos vermelhos, para a manutenção da mielina (composto que recobre os nervos) e a síntese de ADN.
Para além disso, o marisco é uma fonte rica em minerais, como por exemplo o cálcio e zinco (ostras e crustáceos), ferro (ostras e camarão), iodo, fósforo (todo o marisco em geral), entre outros.
Este tipo de alimento além de abundante no nosso país, é uma iguaria nas cozinhas portuguesas e um bom alimento para a saúde e para o paladar.